quinta-feira, 14 de setembro de 2017

Classes dos Anjos

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Em relação à categoria ou classificação dos Anjos, as Escrituras dão testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador.
 I. Anjos. Tanto no grego quanto no hebraico a palavra “anjo” significa “mensageiro”. São exércitos como seres alados (Dn 9:21; Ap 14:6) para nos favorecer. Desde a entrada do pecado no mundo, eles são enviados para dar assistência aos herdeiros da salvação (Hb 1:14). Eles se regozijam com a conversão de um pecador (Lc 15:10), exercem vigilância protetora sobre os crentes ( Sl 34:7; 91:11 ), protegem os pequeninos (Mt 18:10), estão presentes na igreja (1 Tm 5:21) recebem aprendizagem das multiformes riquezas da graça de Deus ( Ef 3:10; 1 Pe 1:12) e encaminham os crentes ao seio de Abraão (Lc 16:22,23). 
A idéia de que alguns deles servem de anjos da guarda de crentes individuais não tem apoio nas Escrituras. 
 II. Arcanjos. (do grego: αρχάγγελος, transl. arkhángelos) é o nome dado ao anjo que ocupa a segunda classe em sua hierarquia celestial religiosa. È um termo cujo prefixo indica a mais elevada categoria nessa posição hierárquica, o prefixo “Arc” quer dizer “sumo”, “chefe” principado.
O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1 Ts 4:16; Jd 9) , mas há outras referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7) e como príncipe do povo de Israel (Dn 10:13,21; 12.1). A maneira pela qual Gabriel é mencionado também indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de Deus (Lc 1:19) e a ele são confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de Deus (Dn 8:16; 9:21).

 II a. Arcanjo Miguel
A palavra “arcanjo” ocorre em apenas dois versículos na Bíblia. 1 Tessalonicenses 4:16 exclama: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Judas versículo 9 declara: “Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele; pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” A palavra “arcanjo” vem de uma palavra grega que significa “principal dos anjos” ou “mais importante dos anjos”. Refere-se a um anjo que aparenta ser o líder de outros anjos.
 II b. Arcanjo Gabriel
O  vocábulo hebraico Gabriel significa “homem de  Deus” (heb. Geber, “varão” e El – forma abreviada de Elohim, “Deus”).
(Lucas 1:19) E, respondendo o anjo, disse-lhe: “Eu sou Gabriel que assisto diante de Deus”, Ele aparece quatro vezes na Bíblia, sempre trazendo Boas novas, Gabriel também é visto como um Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem caráter especial de um embaixador,Gabriel é tido como um anjo de elevado poder angelical, da mais alta confiança da corte celestial.
Ele anunciou a Daniel a visão de Deus para o tempo do fim (Dn 8.15,16; Dn 9.21) a ele coube o privilegio de anunciar a Zacarias do nascimento de João Batista Trouxe ao mundo a notícia do nascimento de Jesus Cristo (Lc 1.8-35 Lucas 1.26).
 III. Querubins:
No hebraico, temos keruhbim, plural de kerub. No  grego cheroub. Palavra de etimologia incerta.
São responsáveis pela guarda da entrada do paraíso (Gn 3:24), observam o propiciatório (Ex 25:18,20; Sl 80:1; 99:1; Is 37:16; Hb 9:5) e constituem a carruagem de que Deus se serve para descer à terra ( 2Sm 22:11; Sl 18:10). Como demonstração do seu poder de majestade, em Ez 1º e Ap 4º são representados simbolicamente como seres vivos em várias formas. Mais do que outras criaturas, eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de Deus, e a defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no templo e na descida de Deus à terra.
Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com o trono de Deus. A palavra Querubim, no original hebraico “querub”, tem o sentido de guardar, cobrir.

IV. Serafins:
Mencionados somente em (Is 6:2,6,) constituem uma classe de anjos muito próxima dos querubins. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor. Permanecem servidores em torno do trono do Deus poderoso, cantam louvores a Ele e são considerados os nobres entre os anjos.
O vocábulo serafim deriva do saraph e significa ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados, essa raiz também pode  significar “consumir com fogo”, mas também “rebrilhar” e “refletir”. Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3. Alguns escritores judeus têm procurado sustentar que os Serafins são brilhantes.
(Isaías 6:2) Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com duas cobriam seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas voavam.
Pelo que observamos no texto, parece que para Isaías  os Serafins  constituíam uma ordem de seres  angélicos  responsáveis por certas funções de vigilância e adoração. No entanto,  parecem ser criaturas morais distintas, e não apenas projeções da  imaginação  ou personificação de animais. Suas qualidades morais  eram empregadas exclusivamente no serviço de Deus.

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