
Em
relação à categoria ou classificação dos Anjos, as Escrituras dão
testemunhos mais abundante, citando seus postos e até funções. Cada aspecto da
personalidade dos Anjos foi estabelecido pelo Criador.
I. Anjos. Tanto no grego quanto
no hebraico a palavra “anjo” significa “mensageiro”. São
exércitos como seres alados (Dn
9:21; Ap 14:6) para nos
favorecer. Desde a entrada do pecado no mundo, eles são enviados para dar
assistência aos herdeiros da salvação (Hb
1:14). Eles se regozijam com a conversão de um pecador (Lc 15:10), exercem
vigilância protetora sobre os crentes ( Sl
34:7; 91:11 ), protegem os pequeninos (Mt
18:10), estão presentes na igreja (1 Tm
5:21) recebem aprendizagem das multiformes riquezas da graça de Deus ( Ef 3:10; 1 Pe 1:12) e encaminham
os crentes ao seio de Abraão (Lc
16:22,23).
A idéia de que alguns deles servem de anjos da guarda de
crentes individuais não tem apoio nas Escrituras.
II. Arcanjos. (do grego:
αρχάγγελος, transl. arkhángelos) é o nome dado
ao anjo que ocupa a segunda classe em sua hierarquia celestial
religiosa. È um termo cujo prefixo indica a mais elevada categoria nessa
posição hierárquica, o prefixo “Arc” quer dizer “sumo”, “chefe” principado.
O termo arcanjo só ocorre duas vezes nas escrituras (1 Ts 4:16; Jd 9) , mas há outras
referências para ao menos um arcanjo, Miguel. Ele é o único a ser chamado
de arcanjo e aparece comandando seus próprios anjos (Ap 12.7) e como
príncipe do povo de Israel (Dn
10:13,21; 12.1). A maneira pela qual Gabriel é mencionado também
indica que ele é de uma classe muito elevada. Ele está diante da presença de
Deus (Lc 1:19) e a ele são
confiadas as mensagens de mais elevada importância com relações ao reino de
Deus (Dn 8:16;
9:21).
II a. Arcanjo Miguel
A palavra “arcanjo” ocorre em apenas dois versículos na Bíblia. 1
Tessalonicenses 4:16 exclama: “Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de
ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos
céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro”. Judas versículo 9 declara:
“Contudo, o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo e disputava a respeito
do corpo de Moisés, não se atreveu a proferir juízo infamatório contra ele;
pelo contrário, disse: O Senhor te repreenda!” A palavra “arcanjo” vem de uma
palavra grega que significa “principal dos anjos” ou “mais importante
dos anjos”. Refere-se a um anjo que aparenta ser o líder de outros anjos.
II b. Arcanjo Gabriel
O vocábulo hebraico Gabriel significa “homem de Deus” (heb. Geber, “varão” e El – forma abreviada
de Elohim, “Deus”).
(Lucas 1:19) E, respondendo o anjo, disse-lhe: “Eu sou Gabriel que assisto diante de
Deus”, Ele aparece quatro vezes na Bíblia, sempre trazendo Boas novas, Gabriel
também é visto como um Embaixador Celestial, em razão de suas aparições terem
caráter especial de um embaixador,Gabriel é tido como um anjo de elevado poder
angelical, da mais alta confiança da corte celestial.
Ele anunciou a Daniel a visão de Deus para o tempo do fim (Dn 8.15,16; Dn 9.21) a ele coube o
privilegio de anunciar a Zacarias do nascimento de João Batista Trouxe ao mundo
a notícia do nascimento de Jesus Cristo (Lc
1.8-35 Lucas 1.26).
III. Querubins:
No hebraico, temos keruhbim, plural de kerub. No grego cheroub. Palavra de
etimologia incerta.
São responsáveis pela guarda da entrada do paraíso (Gn 3:24), observam o
propiciatório (Ex 25:18,20; Sl
80:1; 99:1; Is 37:16; Hb 9:5) e constituem a
carruagem de que Deus se serve para descer à terra ( 2Sm 22:11; Sl 18:10). Como
demonstração do seu poder de majestade, em Ez
1º e Ap 4º são representados
simbolicamente como seres vivos em várias formas. Mais do que outras criaturas,
eles foram destinados a revelar o poder, a majestade e a glória de Deus, e a
defender a santidade de Deus no jardim do Éden, no tabernáculo, no templo e na
descida de Deus à terra.
Essa classe de anjos criados por Deus se destaca pela ligação que eles têm com
o trono de Deus. A palavra Querubim, no original hebraico “querub”, tem o sentido de guardar, cobrir.
IV. Serafins:
Mencionados somente em (Is 6:2,6,) constituem uma classe
de anjos muito próxima
dos querubins. São representados simbolicamente em forma humana com seis asas
cobrindo o rosto, os pés e duas prontas para execução das ordens do Senhor.
Permanecem servidores em torno do trono do Deus poderoso, cantam louvores a Ele
e são considerados os nobres entre os anjos.
O vocábulo serafim deriva
do “saraph” e significa
ardente, refulgente ou brilhante, nobres ou afogueados, essa raiz também
pode significar “consumir com fogo”, mas também “rebrilhar” e
“refletir”. Esta classe de anjos aparece uma só vez na Bíblia em Isaías 6.1-3.
Alguns escritores judeus têm procurado sustentar que os Serafins são
brilhantes.
(Isaías 6:2) Os Serafins estavam acima dele; cada um tinha seis asas com
duas cobriam seus rostos, e com duas cobriam os seus pés e com duas
voavam.
Pelo que observamos no texto, parece que para Isaías os
Serafins constituíam uma ordem de
seres angélicos responsáveis por certas funções de
vigilância e adoração. No entanto, parecem ser criaturas morais
distintas, e não apenas projeções da imaginação ou
personificação de animais. Suas qualidades morais eram empregadas
exclusivamente no serviço de Deus.
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